contato@aquariparia.org
61 0 0000 0000
Seg – Sex : 9:00 – 18:00

Pesquisa da UnB indica que a poluição do Rio Melchior está em estado crítico

Uma reportagem veiculada pelo Bom Dia DF hoje, 25 de janeiro de 2023, traz informações sobre a nova situação crítica do Rio Melchior. 

O coordenador do Projeto AquaRiparia e professor da UnB, Dr. José Francisco Gonçalves Júnior diz que “a situação do Melchior é crítica do ponto de vista ambiental e também de saúde humana. Diz que a tendência é que o Rio Melchior vire um Tietê dentro do Distrito Federal. Júnior fala que os “dados obtidos são 5x maior de turbidez do máximo permitido para o rio classe 4, que é o rio que a gente diz que tem licença para poluição. então aquele rio que tem licença, existe um máximo e o valor máximo foi ultrapassado 5x. A turbidez é a quantidade de material que deixa a água turva, que não penetra luz e tem muitos sólidos em suspensão. Esse é o resultado que encontramos hoje e estamos fazendo outras análises para que tenhamos uma ideia da quantidade dos elementos químicos que estão nessa água.

Durante a reportagem surge a perfunta de quais seriam as possíveis causas do estado crítico do rio melchior e José Francisco responde:
Temos a retirada da vegetação, o despejo de lixo e a entrada de esgoto clandestino de origem comercial/industrial ou de origem doméstica e, nós temos alguns empreendimentos na margem do rio que não têm o devido cuidado ou a devida fiscalização, que acaba levando uma série de dejetos de origem do tratamento de esgosto da ETE e de origem do aterro sanitário, que está a margem do rio melchior e que muitas vezes o efluente não está com as devidas concentrações de poluentes conforme previsto na legislação.

Assista a reportagem na íntrega:

Clique aqui

Leave Your Reply

Your email address will not be published.

*